A VW e o sindicato IG Metall chegaram esta sexta-feira a um acordo que visa o eventual encerramento de duas das dez fábricas que o construtor automóvel possui na Alemanha, poupando desta forma cerca de quatro mil milhões de euros.
Segundo avança o jornal económico “Handelsblatt”, acordo prevê a venda da fábrica de Osnabrück e a alteração da produção e até mesmo o encerramento da unidade de produção de Dresden.
Este acordo, que não é definitivo, vai permitir reduzir o número de fábricas que a VW previa encerrar tendo em vista o plano de restruturação anunciado.
Recorde-se que a VW e os representantes dos trabalhadores estão em negociações coletivas desde setembro relativamente ao acordo coletivo e ao plano de cortes na Alemanha, num contexto de queda das vendas na China e à queda da procura por veículos elétricos a nível global.
As negociações entre as duas partes conheceram um desenvolvimento esta semana, com o início da quinta ronda de negociações na segunda-feira, que se prolongou até esta sexta-feira, com sessões noturnas e o objetivo de chegar a um acordo antes do Natal.
Segundo avança a publicação especializada em assuntos económicos, o resultado das negociações terá agora de ser aprovado pelo Conselho de Administração da VW, bem como pela Comissão de Trabalhadores.