A VW apresentou no Salão de Munique, inaugurado esta segunda-feira, o ID. Cross Concept, que antecipa o SUV de produção que deverá chegar no próximo ano, e que será o sucessor do T-Cross.

Embora tenha praticamente a mesma distância entre eixos do ID. Polo, 2,60 metros, o ID. Cross é mais comprido, com 4,16 m, apresenta uma largura de 1,83 m e uma altura de 1,58 m. Além disso, apresenta uma bagageira com litros de capacidade, além de um porta-malas de 25 litros, algo que nenhum outro ID EV, incluindo o ID. Polo, oferece.
Esteticamente o ID.Cross Concept apresenta alguns detalhes de design mais ousados e modernos que o ID.Polo, entre os quais uma secção dianteira moldada pela interação de elementos de iluminação em LED que a VW descreve como “amigável”, juntamente com três retângulos iluminados embutidos na coluna “C “preta, uma referência intencional tanto ao ID.Buzz como ao Bus original que o inspirou.

No interior, o ID. Cross Concept foi projetado como um oásis de bem-estar, e impressiona pela excelente qualidade dos materiais e pela sensação ao toque, incluindo superfícies revestidas em tecido. Os modos pré-configurados de luz, som e climatização (Atmospheres) transformam o interior Vanilla Chai (um tom quente de bege) num verdadeiro lounge que oferece o máximo conforto.
Motivos florais nos visores e plantas de verdade na consola central, que flutua visualmente, reforçam o efeito de bem-estar. Outro destaque são os bancos especialmente projetados para este concept que podem ser completamente rebatidos para criar uma área reclinável no estilo de uma Kombi VW.

Nota ainda para o painel de instrumentos digital de 11’’ colocado em frente a um volante robusto e quadrado de dois raios, bem como para um ecrã central do sistema de infoentretenimento de 13’’.
Beneficiando de opiniões expressas pelos seus clientes, este ID.Cross Concept apresenta botões físicos instalados por debaixo do ecrã central, que permitem controlar o sistema de climatização.

A VW confirmou que o ID. Cross Concept apresenta um sistema de propulsão de última geração, recentemente desenvolvido, com um motor elétrico instalado na frente e uma bateria de alta tensão, que não revelou a capacidade. No entanto, a VW anunciou que o motor elétrico do Concept desenvolve uma potência de 211 cv e a autonomia anunciada é de até 420 km.