O Grupo VW alertou para o forte “impacto económico prejudicial” que a decisão do novo presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas pesadas às importações do México, podem vir a ter sobre o construtor germânico, que possui uma fábrica no México.
O alerta da VW é feito numa altura em que a marca já enfrenta concorrência chinesa no mercado interno, e reflete grande incerteza após a ameaça de Trump de vir a impor taxas de 25% sobre produtos oriundos do México.
A decisão final ainda não foi tomada por Trump, que deixou já claro que pretende impor as novas tarifas a partir de 1 de fevereiro.
“O Grupo VW está preocupado com o impacto prejudicial que as tarifas propostas pela administração dos EUA terão sobre os consumidores americanos e a indústria automóvel”, disse um porta-voz da VW em declarações à “Reuters”.
“Valorizamos a colaboração e o diálogo aberto. O Grupo VW espera dar continuidade à parceria construtiva e de longa data com a administração norte-americana”, acrescentou o porta-voz da VW.
Recorde-se que a fábrica da VW no México é uma das maiores do grupo, produzindo modelos que são exportados para os EUA.