A Volvo anunciou o reforço da sua estratégia nos EUA, continuando a investir na fábrica de Ridgeville, nos arredores de Charleston, Carolina do Sul, com o objetivo de atingir a plena utilização da unidade nos próximos anos.
A marca sueca investiu na última década USD1,3 mil milhões naquela unidade de produção, projetada para o futuro, consolidando a sua capacidade instalada de 150 000 automóveis por ano e impulsionando o crescimento tanto em volume como em desempenho financeiro.
Juntamente com as suas fábricas na Europa e na China, a unidade da Carolina do Sul desempenha um papel importante nos planos de crescimento futuro da Volvo Cars e no seu foco crescente na adaptação regional dos produtos.
Um primeiro passo para uma melhor utilização da capacidade foi anunciado no início deste ano, quando a Volvo Cars anunciou que irá introduzir o seu SUV de tamanho médio mais vendido, o XC60, na linha de produção da Carolina do Sul a partir do final de 2026. A empresa vendeu mais de 27 000 unidades do XC60 nos EUA nos primeiros oito meses de 2025, um aumento de quase 20% em comparação com o mesmo período em 2024. Atualmente, a fábrica de Ridgeville produz o SUV Volvo EX90 100% elétrico, bem como o Polestar 3.
“Os nossos planos de investimento reforçam mais uma vez o nosso compromisso de longo prazo com o mercado norte-americano e as nossas operações de fabrico na Carolina do Sul”, disse Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars. “Este ano, celebramos 70 anos de presença da Volvo nos Estados Unidos. Vendemos mais de 5 milhões de automóveis nesse país e pretendemos vender muitos mais nos próximos anos.”.