A Volvo Cars anunciou a criação de uma nova unidade de negócio que irá oferecer armazenamento de energia, tecnologias e serviços relacionados com o carregamento, designada por Energy Solutions, que tem como objetivo apoiar a transição para a eletrificação automóvel e uma rede energética mais inteligente, mais sustentável e mais eficiente.
Ness sentido, a marca sueca lançou em, Gotemburgo, em conjunto com a Göteborg Energi Nät AB, empresa de rede local, um dos primeiros programas-piloto de carregamento bidirecional, veículo para rede (V2G) que visa testar essas tecnologias num ambiente doméstico e com clientes reais. O projeto-piloto utiliza deliberadamente uma wallbox CA de baixo custo, porque ajudará a acelerar a adoção generalizada da tecnologia.
O projeto-piloto visa não só obter a aceitação de uma empresa de rede, mas também demonstrar a outras empresas que os programas V2G podem proporcionar benefícios concretos. Para além disso, a Volvo pretende criar um ambiente de testes para novas tecnologias que serão fundamentais para o futuro da empresa fora dos laboratórios.
“Com o carregamento bidirecional, podemos utilizar as baterias dos automóveis como uma fonte de energia extra, para fornecer, por exemplo, energia às casas, a outros dispositivos elétricos ou mesmo a outros automóveis Volvo. O próximo passo será ativar esta funcionalidade em toda a Suécia, esperando que isso abra caminho para uma aceitação ainda mais ampla de serviços de carregamento e de armazenamento de energia semelhantes em toda a Europa.” Alexander Petrofski , responsável pela Volvo Cars Energy Solutions
A Volvo Cars tem o objetivo de ser uma empresa de automóveis totalmente elétricos até 2030, e por isso vai colocar milhões de automóveis elétricos nas estradas nos próximos anos. Os engenheiros da empresa calcularam que, a capacidade total da bateria dessa nova frota atingirá cerca de 50 GWh em meados da década. Embora estes automóveis utilizem vários TWh de eletricidade por ano, este consumo de energia é flexível e pode ser deslocado no tempo através de um carregamento inteligente.
Ao mesmo tempo, os dados da frota Volvo mostram que, em média, a condução diária na Europa consome menos de 10 kWh, enquanto 90% de todas as viagens diárias consomem menos de 20 kWh. Isto significa que existe uma grande capacidade de reserva da bateria que pode ser utilizada para outros fins, com a possibilidade de benefícios financeiros para os clientes e benefícios climáticos significativos.
É aqui que entra em jogo o carregamento bidirecional: uma tecnologia que permite aos clientes reutilizar a energia armazenada na bateria do seu Volvo elétrico numa fase posterior. O V2G é um desses cenários, pois permite que a energia seja devolvida à rede elétrica a partir da bateria de um automóvel elétrico quando a procura de eletricidade é maior – mediante compensação.
Ao longo do tempo, prevê-se que, anualmente, a Volvo Cars Energy Solutions venha a gerar novas receitas significativas com produtos e serviços relacionados com a energia, bem como novos produtos que não eram anteriormente oferecidos pela Volvo Cars. Ao fazê-lo, a Energy Solutions está destinada a acrescentar valor ao negócio principal, ao quotidiano dos clientes e ao meio ambiente.