O fabricante automóvel sueco Volvo Cars anunciou que vai deixar de produzir veículos a gasóleo no início de 2024, dando assim mais um passo na estratégia da empresa que visa vender apenas automóveis totalmente elétricos até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica até 2040.
“Dentro de alguns meses, será produzido o último veículo a gasóleo, tornando a Volvo Cars num dos primeiros fabricantes do setor automóvel a dar este passo”, sublinha a empresa sueca, controlada pela chinesa Geely, em comunicado.
A decisão agora anunciada pela Volvo Cars surge depois de em 2022, a empresa ter anunciado o fim do desenvolvimento de novos motores de combustão.
“Os motores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões”, sublinhou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “Estamos totalmente focados na criação de um amplo portfólio de carros premium totalmente elétricos que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo – e são uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas.”, concluiu o mesmo responsável.