A Volvo tem vindo a aposta numa estratégia de investimento em pequenas empresas que desenvolvem tecnologia que pode reforçar as capacidades dos seus veículos e nesse sentido acaba de realizar uma parceria com Breathe Battery Technologies (Breathe), de forma a ter acesso à versão mais recente do seu software de carregamento que pode reduzir o tempo de recarregamento da bateria (de 10 a 80%) até 30%.
A empresa sediada no Reino Unido faz uso de algoritmos para gerir o processo de carregamento. Enquanto veículos 100% elétricos tradicionais mantêm as suas baterias seguras com um programa de carregamento escalonado que utiliza regras pré-determinadas, a tecnologia do Breathe pode controlar dinamicamente o fluxo de energia em tempo real.
“O investimento e a parceria comercial com a Breathe ajudam-nos a resolver um problema familiar para os clientes de automóveis elétricos e tornam o nosso desempenho de carregamento ainda mais competitivo”, afirma Ann-Sofie Ekberg, CEO do Volvo Cars Tech Fund. “Tempos de carregamento mais rápidos, na faixa em que os clientes normalmente carregam rapidamente, representam um grande passo na direção certa, à medida que continuamos a impulsionar a mobilidade elétrica e a torná-la disponível para mais pessoas.”
A Volvo revelou que é o primeiro construtor automóvel a fazer uso da tecnologia da Breathe, que vai estar disponível na próxima geração de modelos 100% elétricos da marca sueca, e que quando a nova tecnologia estiver disponível será possível realizar outras melhorias.