A Volvo está a apostar na inteligência artificial (IA) no departamento de Fornecimento e Logística de Peças, para impulsionar eficiência, acessibilidade de dados e sustentabilidade.
A marca sueca revelou que ao adotar tecnologias de ponta e estratégias analíticas avançadas, a empresa já conseguiu alcançar uma melhor disponibilidade de peças para os múltiplos mercados onde opera, que se traduziu numa redução de custos significativa e diminuição das emissões de CO2.
A marca que desde 2018 tem vindo a apostar na transformação digital, priorizando o acesso e análise de dados, revelou em comunicado que as medidas adotadas “resultaram já numa redução de 50% no volume de transporte aéreo de peças, ao mesmo tempo em que aumentou em 25% o volume total de peças expedidas”.
“A adoção do desenvolvimento de software interno e da análise avançada demonstra o compromisso da nossa equipa em manter-se na vanguarda, permanecendo à frente do desenvolvimento tecnológico.”, revelou Rickard Holm, Diretor de Análise Avançada da área de Fornecimento e Logística de Peças
A espinha dorsal digital do departamento de pós-venda da Volvo é composta pelo PULS – seu sistema de planeamento de recursos empresariais – e pelo Data Lake no Azure, uma plataforma centralizada para armazenamento e análise de dados. Integrando ferramentas como Power BI, Snowflake e inteligência artificial avançada, a equipa tem vindo a transformar a forma como interpreta e apresenta dados complexos.