Os construtores do setor automóvel estão empenhados em conseguir impulsionar a caminhada para a mobilidade elétrica na Europa, como modelos de veículos elétricos de custo mais acessível e para isso procuram encontrar sinergias que contribuíam esse objetivo.
Nesse sentido, a Volkswagen está a analisar a possibilidade de realizar parcerias com outras empresas do setor, entre as quais a francesa Renault, segundo avança o jornal alemão “Handelsblatt“, de forma a conseguir um entendimento para produzir uma plataforma comum que permita o lançamento de automóveis elétricos a preço reduzido, de forma a massificar a venda de veículos elétricos, tendo em conta que o desenvolvimento e produção conjunta podem reduzir os custos.
O jornal germânico que cita fontes próximas do processo, adianta que conversações estão numa fase inicial, sendo certo que Volkswagen apresentou recentemente planos para lançar um modelo 100% elétrico por €25 000, com lançamento previsto para 2025, e que deverá ter uma autonomia de 450 km.
Já do lado da Renault, Luca de Meo, anunciou no passado mês de novembro, que a marca francesa vai lançar a próxima geração do Twingo em 2026, com uma motorização exclusivamente elétrica, com base numa plataforma desenvolvida pela Ampere, a empresa criada para projetar, desenvolver e produzir os veículos 100% elétricos do Grupo Renault.
Luca de Meo, confirmou que o novo Twingo terá um custo de produção 50% inferior a um novo SUV do segmento C, devido à redução de materiais e a uma plataforma baseada em software que vai exigir a utilização de menos peças.
Sem grandes detalhes técnicos sobre a novo Twingo 100% elétrico, Luca de Meo deixou claro que o modelo vai ter consumos de 10 kWh/100 km, bem como uma redução de 75% de emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida em comparação com os modelos europeus de combustão interna, e que o preço será inferior a €20 000.
Comments 2