Ao quinto dia, João Ferreira alcançou a sua primeira vitória no Dakar 2024 em SSV, ao impor-se na quarta etapa. Já nos Challenger, Eryk Goczal voltou a ser o mais veloz, depois de ontem ter sido batido pela primeira vez.
Começando pelos menos potentes SSV (T4), Ferreira e Filipe Palmeiro (Can-Am Factory Team) levaram a bandeira portuguesa ao mais alto lugar da etapa. A dupla passou na liderança pela primeira vez ao quilómetro 82 e nunca mais de lá saiu. No fim, Palmeiro superou o vencedor de ontem, Yasir Seaidan (MMP/BRP) por 2m48s. O saudita ainda foi penalizado em 20 segundos. Xavier de Soultrait (Sébastien Loeb Racing Bardahl Team/Polaris) foi terceiro.
Apesar de ser apenas oitavo na tirada, Gerard Farres Guell (South Racing Can-Am) continua no topo da geral da categoria, agora 14m33s na frente de Jérôme de Sadeleer (MMP/BRP). Rodrigo Varela (Team BBR/BRP) voltou às posições de pódio em terceiro, e com a vitória Ferreira/Palmeiro subiram a sétimo.
No que aos Challenger diz respeito, Eryk Goczal (Energylandia Rally Team/Taurus) foi o dominador da etapa, reagindo da melhor forma ao desaire de ontem. O polaco bateu o colega Michal Goczal por claros 6m10s, enquanto Ignacio Casale (X-Raid Yamaha Supported Team) foi terceiro e em quarto ficou Marek Goczal (Energylandia Rally Team/Taurus). Ricardo Porém (MMP/BRP) rubricou o quinto tempo.
Com novo triunfo, Eryk Goczal dilatou e muito a sua margem de liderança na geral, estando agora 30m55s à frente de Marek Goczal. Mitchell Guthrie (Taurus Factory Team) continua na terceira posição, apesar de não ter ido além do décimo registo num dia em que teve de abrir a etapa depois de ontem ter ganho. Porém mantém-se como o melhor luso, em 12.º.
Top dez da Etapa 4 (Challenger):
Top dez da geral (Challenger):
Top dez da Etapa 4 (SSV):
Top dez da geral (SSV):