DAYTONA BEACH, Fla. – Numa emocionante conclusão da qualificação para as 63.ª Rolex 24 em Daytona, Dries Vanthoor fez uma volta sensacional para garantir a pole position para a BMW M Team RLL, marcando a primeira pole da IMSA para o BMW M Hybrid V8 na classe GTP.
Com condições geladas no Daytona International Speedway e um caótico sprint de seis minutos após uma bandeira vermelha, Vanthoor cronometrou um eletrizante 1m33.895s na sua última tentativa, roubando a pole a Nick Yelloly da Acura e mostrando porque é uma das estrelas mais brilhantes das corridas de resistência.
GTP: Vanthoor lidera enquanto o caos reina
A bandeira vermelha, causada pelo BMW No. 25 de Sheldon van der Linde a parar na sua volta de saída, comprimiu o pelotão e preparou o cenário para um final dramático. Tom Blomqvist no Acura No. 60 da Meyer Shank Racing parecia pronto para a pole, mas foi impedido por um contacto com o Lamborghini No. 63 de Mirko Bortolotti, deixando Blomqvist em sexto lugar.
Yelloly garantiu uma partida na primeira fila para a Acura com um tempo de 1m34.186s, seguido de perto pelo atual campeão da GTP, Felipe Nasr, no Porsche Penske Motorsport 963 No. 7. Jack Aitken da Cadillac assegurou que quatro fabricantes ocupassem as quatro primeiras posições com uma impressionante performance na entrada No. 31 da Whelen Engineering.
LMP2: Goldburg destrona Keating
Daniel Goldburg pôs fim à dominância de cinco anos de Ben Keating na qualificação da LMP2 com uma volta estelar de 1m38.690s no No. 22 United Autosports ORECA 07. Keating, ao volante do carro No. 52 PR1 Mathiasen, ficou-se pelo segundo lugar, a três décimos de segundo. Um despiste tardio de PJ Hyett no No. 99 interrompeu os procedimentos, elevando Nick Boulle ao terceiro lugar na classe.
GTD PRO: Ford Mustang GT3 conquista a pole
A Ford Multimatic Motorsports fez uma declaração contundente na GTD PRO, com Mike Rockenfeller a pilotar o No. 64 Ford Mustang GT3 para a sua primeira pole com uma volta de 1m45.523s. Frederic Vervisch completou um 1-2 da Ford, enquanto Dan Harper da BMW ficou em terceiro no No. 48 Paul Miller Racing M4 GT3 EVO.
GTD: Elliott Skeer supera forte concorrência
No ultra-competitivo campeonato GTD, Elliott Skeer conquistou a sua primeira pole na carreira IMSA para a Wright Motorsports, estabelecendo um tempo de 1m46.634s no Porsche nº 120. Ele conseguiu segurar por pouco o campeão em título Philip Ellis no Mercedes-AMG nº 57 da Winward e Trent Hindman no Lamborghini nº 45 da Wayne Taylor Racing, com apenas 0.024 segundos a separar os três primeiros qualificados.
O que vem a seguir?
O palco está montado para uma das batalhas mais icónicas das corridas de resistência, à medida que as 24 Horas de Rolex se iniciam com um campo recheado e múltiplos fabricantes a lutar pela glória. Com sessões de qualificação dramáticas a sugerirem uma intensa ação na pista, todos os olhos estão postos em Daytona para ver quem sairá vitorioso.