Uma interrupção inesperada de energia trouxe os testes de pré-temporada da Fórmula 1 a uma paragem súbita no dia inaugural do teste de três dias de F1 no Bahrein de 2025. A interrupção ocorreu a meio da sessão da tarde, lançando uma sombra inesperada sobre um evento que, de outra forma, decorreu sem problemas.
Antes da falha de energia, o dia tinha sido em grande parte sem incidentes. O mais próximo de interrupções imprevistas foi quando o carro de Liam Lawson perdeu o controlo, mas conseguiu recuperar rapidamente. No entanto, a tranquilidade foi interrompida duas horas após o início da sessão da tarde, quando uma falha de energia imprevista atingiu o Circuito Internacional do Bahrein.
A súbita falta de eletricidade deixou secções das garagens e vários edifícios do paddock, incluindo o centro de mídia, envoltos em escuridão. A reviravolta inesperada resultou numa situação peculiar em que os mecânicos se viam a correr de um lado para o outro, utilizando lanternas para examinar os carros nas garagens mal iluminadas.
Esta interrupção incomum foi rapidamente sinalizada nas redes sociais pela The Race, que tweetou: “Bandeira vermelha… por uma possível falha de energia? Isso é novo. A Red Bull a ter que trabalhar no escuro!” Este tweet foi partilhado a 26 de fevereiro de 2025, no dia do evento.
A sessão, que estava a ser dominada pela estrela das corridas Charles Leclerc na altura, foi suspensa até que o problema de energia pudesse ser resolvido. George Russell, outro piloto da F1, partilhou a sua experiência com a escuridão repentina, dizendo: “Saí das boxes e pensei ‘de repente está bastante escuro aqui fora’. Radiofiquei a dizer que precisava de mudar o meu visor, então percebi que não havia holofotes por perto. Teria sido um pouco caótico se isto acontecesse uma hora depois, quando o sol tivesse posto.”
O incidente da falta de energia é um lembrete claro da natureza imprevisível dos eventos desportivos ao vivo e dos desafios que podem surgir, mesmo fora das pistas. Enquanto aguardamos mais atualizações sobre a situação, as equipas de F1, os pilotos e os fãs estão certamente a esperar uma resolução rápida para continuar o teste de pré-temporada.