Na emocionante conclusão da Ambetter Health 400 no Atlanta Motor Speedway, Christopher Bell conseguiu garantir a vitória, liderando apenas na última volta. Uma bandeira amarela na última volta selou a vitória para Bell numa corrida a três, marcando o segundo ano consecutivo em que este evento apresenta uma competição tão renhida pela bandeira quadriculada.
Bell, um nativo de Oklahoma de 30 anos, conseguiu superar Carson Hocevar, um piloto de segundo ano, e Kyle Larson, o campeão da série de 2021, para garantir a sua 10ª vitória na carreira na série. Esta vitória marca o seu primeiro triunfo num circuito de estilo de draft como Atlanta, Daytona ou Talladega e é também uma vitória muito necessária para a equipa Joe Gibbs Racing, a primeira desde junho do ano anterior.
Falando após a sua vitória, Bell expressou a sua alegria, reconhecendo os desafios de competir em superspeedways. Apesar de ter começado a corrida na parte de trás, Bell elogiou a sua equipa pelo trabalho árduo em melhorar o desempenho do carro ao longo da corrida.
Por outro lado, Larson, apesar de não ter conseguido a vitória, parecia contente com o seu terceiro lugar. A corrida marcou a sua 48ª tentativa sem uma vitória em pistas de tipo speedway. Ele teve um incidente com o Ford da Team Penske nº 2 de Austin Cindric a três voltas do fim, desencadeando a conclusão em overtime, mas liderou 12 voltas na corrida.
A segunda posição de Hocevar foi o seu melhor resultado na carreira para o piloto de 22 anos do Chevrolet nº 77 da Spire Motorsports. No entanto, o seu estilo de corrida agressivo atraiu a atenção dos veteranos Ross Chastain e do ex-campeão da série Ryan Blaney. Blaney, que terminou em quarto, aconselhou Hocevar a melhorar as suas habilidades de tomada de decisão na pista após ter sido rodado devido a um contacto com o carro de Hocevar a 27 voltas do fim.
A corrida foi inicialmente dominada por carros da Ford, incluindo a posição de pole de Blaney no Ford da Team Penske nº 12 e Joey Logano, que liderou 83 voltas, o melhor da corrida. Mas as estratégias mudaram à medida que a corrida avançava, e a última bandeira amarela foi acionada quando Josh Berry, Justin Haley e Ryan Preece colidiram na reta de trás durante o tempo extra.
Em meio ao caos, Ricky Stenhouse Jr. da HYAK Motorsports terminou em quinto lugar, seguido por Denny Hamlin, que teve uma boa atuação apesar de ter começado longe do pelotão. Kyle Busch da Richard Childress Racing foi o único entre os três carros da corrida de foto-finish do ano passado a evitar um acidente, terminando em sétimo lugar.
Com a sua quarta posição, Blaney agora lidera o campeonato com 12 pontos sobre o vencedor do Daytona 500, William Byron da Hendrick Motorsports. A.J. Allmendinger da Kaulig Racing registou a volta mais rápida da corrida.
A próxima corrida da NASCAR Cup Series é o EchoPark Automotive Grand Prix, a primeira corrida em circuito rodoviário da temporada, que terá lugar no próximo domingo. Esta corrida será um novo desafio, mas por agora, a poeira está a assentar e os motores estão a arrefecer após uma corrida de cortar a respiração no Atlanta Motor Speedway.