MELBOURNE, AUSTRÁLIA – 23 DE MARÇO: O piloto holandês Max Verstappen, da Oracle Red Bull Racing, comemora na área de parque fechado após conquistar a pole position durante a classificação para o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Austrália no Circuito Albert Park em 23 de março de 2024 em Melbourne, Austrália. (Foto de Mark Thompson/Getty Images)
O piloto holandês continua exatamente de onde parou no ano passado, dominando o início da temporada de 2024. Ao lado de sua equipe, a Red Bull, o RB20 de Verstappen venceu facilmente as duas primeiras etapas da competição.
Verstappen agora conquistou uma trinca de pole positions nesta temporada, com seu impressionante tempo de 1:15.915 durante a classificação no Circuito Albert Park. Apesar de seu companheiro de equipe, Sergio Perez, ter sido o terceiro piloto mais rápido no Q3, ele começará o Grande Prêmio na sexta posição devido a uma penalidade de três posições no grid por obstruir outro piloto.
A vantagem de Verstappen sobre Carlos Sainz Jr., da Ferrari, foi de quase três décimos. Surpreendentemente, o piloto de 26 anos expressou sua surpresa por estar no topo das telas de cronometragem pela 35ª vez em sua carreira na Fórmula 1.
Quando questionado se ele esperava estar na pole position, Verstappen respondeu enfaticamente “Não, definitivamente não.” Ele explicou que teve dificuldades com o equilíbrio do carro ao longo do fim de semana, enfrentando muito subesterço, o que não é ideal para este circuito. No entanto, ele conseguiu superar esses desafios e entregar duas voltas fortes no Q3.
Verstappen reconheceu que a Ferrari parecia muito forte e não teve problemas com o gerenciamento dos pneus. Em contraste, encontrar o equilíbrio certo tem sido difícil para ele e sua equipe. O campeão defensor admitiu que ainda é incerto como eles irão se sair com os pneus durante a corrida.
O companheiro de equipe Perez, apesar de ser quatro décimos mais lento que Verstappen, permanece otimista em relação às suas chances de avançar no grid a partir da sexta posição. Ele acredita que o carro se sentiu bem e eles progrediram durante a classificação. Perez compartilha as preocupações de Verstappen em relação à degradação dos pneus e reconhece o desafio de superar a Ferrari.
Verstappen manterá sua liderança e Perez garantirá outro segundo lugar em 2024? Não perca o Grande Prêmio da Austrália, que começa às 04:00 GMT (15:00 horário local) no domingo, 24 de março.