Verstappen ultrapassou Norris no início do Grande Prêmio da Espanha, o que ele considera um momento crucial que acabou levando à sua vitória na corrida de Fórmula 1.
Começando na segunda posição, Verstappen fez uma largada forte, posicionando-se ao lado de Norris e ganhando vantagem na linha interna, apesar de ter sido empurrado para a grama por seu rival.
No entanto, George Russell aproveitou a longa reta até a Curva 1 e o vácuo dos dois primeiros pilotos, permitindo que ele ultrapassasse tanto Verstappen quanto Norris pelo lado de fora e assumisse a liderança.
No entanto, Verstappen conseguiu ultrapassar Norris e depois ultrapassou Russell na primeira curva da terceira volta, estabelecendo uma vantagem de sete segundos na fase inicial da corrida.
Com Norris fazendo uma última investida e terminando apenas 2,2 segundos atrás de Verstappen na bandeirada quadriculada, o piloto da Red Bull admitiu que sua manobra no início foi decisiva.
Verstappen afirmou: “Não foi uma corrida fácil. A largada foi bastante crítica, especialmente em retrospecto. Na hora, você apenas tenta fazer o que acha melhor e vê como as coisas se desenrolam.”
Ele enfatizou ainda a importância de ultrapassar Russell, permitindo que ele criasse uma vantagem. Verstappen também elogiou a estratégia da equipe e as paradas nos boxes.
Refletindo sobre o início da corrida, Verstappen disse: “Foi bom. O primeiro arranque foi decente. Consegui ficar um pouco ao lado de Norris. Tive que ir um pouco para a grama, mas George teve um vácuo duplo e executou bem a ultrapassagem pelo lado de fora. Nós três lidamos bem com isso indo para a Curva 1.”
Norris expressou decepção por perder posição para Verstappen na primeira volta, acreditando que perdeu uma oportunidade de vencer a corrida apesar de ter o carro mais rápido.
Quando questionado sobre a avaliação de Norris, Verstappen reconheceu que a Red Bull precisa encontrar mais velocidade para acompanhar os ganhos de desempenho da McLaren.
Ele admitiu: “Do meu ponto de vista, estamos lutando um pouco com a velocidade pura. Também pareceu que não tínhamos a melhor vida útil dos pneus em comparação com Lando. Parecia que ele conseguia pressionar mais em certas curvas. Também estávamos um pouco desalinhados com a estratégia de pneus em um momento porque ele foi mais longe no primeiro stint. Otimizamos tudo, mas precisamos encontrar mais desempenho.”