A dominação da Red Bull no início da temporada claramente chegou ao fim, com quatro equipes diferentes agora tendo uma chance legítima de vencer um Grande Prêmio nos últimos meses.
Durante o fim de semana do Grande Prêmio da Espanha, a McLaren parecia ser a principal concorrente da equipe sediada em Milton Keynes. Lando Norris conseguiu conquistar a pole position de Verstappen na Qualificação por apenas dois centésimos de segundo. Muitos esperavam que Norris mantivesse sua posição e garantisse sua segunda vitória do ano.
No entanto, Norris tropeçou no início da corrida, permitindo que Verstappen o ultrapassasse na primeira curva. George Russell, da Mercedes, também conseguiu ultrapassar ambos e manteve a liderança por duas voltas antes de Verstappen usar o DRS para ultrapassá-lo na reta principal.
A partir desse ponto, Verstappen nunca olhou para trás, mantendo o controle da corrida e vencendo seu 61º Grande Prêmio, apesar de uma forte investida de Norris no final.
Semelhante ao Grande Prêmio do Canadá, Verstappen conseguiu vencer mesmo não tendo o carro mais rápido na pista, como evidenciado por seu companheiro de equipe Sergio Perez terminando em oitavo lugar. Verstappen reconhece que mudanças precisam ser feitas em seu Red Bull RB20 se ele quiser se manter à frente no Campeonato de Pilotos.
Em uma entrevista à Sky Sports F1 após a corrida, Verstappen expressou sua satisfação com seu desempenho: “Estou muito feliz. Assumir a liderança na segunda volta foi crucial para a minha corrida. Foi aí que vencemos.”
“A McLaren estava mais rápida hoje, o que é um pouco preocupante. Não é isso que você quer ver. Precisamos de mais desempenho porque não somos os mais rápidos no momento… mas executamos bem e maximizamos o que tínhamos.”
“Mas você não pode depender disso o tempo todo. Para vencer corridas, você precisa ser consistentemente o mais rápido, e isso tem faltado”, acrescentou Verstappen.
Perez ecoou os sentimentos de Verstappen sobre a McLaren. O piloto mexicano não conseguiu alcançar Oscar Piastri, da McLaren, mas conseguiu subir três posições a partir de sua posição de largada usando uma estratégia de três paradas.
“O principal problema foi nossa posição de largada. O primeiro stint foi realmente difícil e comprometeu nossa corrida. No final, tivemos que mudar para uma estratégia de três paradas.”
“A McLaren é atualmente a equipe mais forte, então espero que possamos ser mais competitivos em pistas diferentes.”
A Red Bull buscará recuperar sua vantagem no Grande Prêmio da Áustria, que é considerado uma corrida em casa para eles, pois acontece no Red Bull Ring. A corrida está programada para começar às 14:00 BST (15:00 horário local) no domingo, 30 de junho.