A Hennessey revelou esta quarta-feira o que diz ser o hiperdesportivo a combustão interna mais potente que o mundo já viu.
Trata-se do Venom F5 Evolution, a versão aprimorada do desportivo da marca norte-americana, que conta turbos de maiores dimensões, e com um conjunto de alterações aerodinâmicas que lhe permitem debitar uns impressionantes 2.031 cv de potência e acelerar de 0 a 320 km/h em apenas 10,3 segundos.

Para esta prestação de tirar o fôlego ao comum dos mortais contribui um motor V8 biturbo de 6,6 litros da Hennessey, que foi desenvolvido em colaboração com a Ilmor Engineering, um preparador habituado à competição, que aprimorou o motor de modo a oferecer mais potência, durabilidade e dirigibilidade sem alterar a cilindrada.
Para isso utilizaram novos turbocompressores Precision 7680, pistões ovais e bielas de alumínio billet, válvulas de escape de titânio e injetores de combustível de alto fluxo maiores.

No entanto estas alterações não foram suficientes para a Hennessey que decidiu ainda dar ao Venom F5 Evolution uma aerodinâmica mais evoluída do que a utilizada nos seus “irmãos”. Desta forma dotou o hiperdesportivo de um divisor dianteiro completamente redesenhado com a ajuda de Mark Handford, famoso pela colaboração com a F1 e a IndyCar, a que juntou entradas de ar venezianas sobre os arcos das rodas dianteiras, novos painéis inferiores para suavizar o fluxo de ar e, na traseira, um novo lábio Gurney para estabilizar o Venom F5 Evolution a alta velocidade.
A Hennessey adicionou ainda uma suspensão dinâmica que pode ser alterada através do modo de potência do F5 que pode ser alterado através de um seletor montado no volante.

Desta forma, a condução, a dinâmica, inclinação e a resposta da direção são ajustadas automaticamente, permitindo que o condutor ajuste a configuração do Venom F5 Evolution para qualquer tipo de situação, desde a condução em pista até a uma viagem de passeio na estrada.
Já o interior inclui novas opções de bancos desportivos, conhecidos como bancos de carbono Touring, para quem prefere um habitáculo menos radical, e que são revestidos em couro e apresentam um design “blast off” cortado a laser para acentuar o interior “de inspiração aeroespacial”.

A Hennessey anunciou que este pacote Evolution (motor, suspensão e aerodinâmica aprimorados) está disponível tanto para os modelos F5 recentemente encomendados quanto para os modelos nas versões Coupé, Roadster e Revolution. O custo do pacote Evolution é de US$ 285.000, ou seja €250,600, com as atualizações opcionais Touring disponíveis por um custo adicional.