A BYD voltou a ultrapassar a Tesla nas vendas de automóveis novos na União Europeia, em agosto, pelo segundo mês consecutivo.
Segundo anunciou esta quinta-feira a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), a marca chinesa vendeu três vezes mais carros do que no mesmo período de 2024, enquanto a Tesla registou uma queda de 36,6%, reduzindo a sua quota de mercado de 2% para 1,2%.
Já a BYD alcançou um crescimento de 201,3%, face a agosto de 2004, respondendo agora por 1,3% do mercado. Além da BYD, também a SAIC Motor, que possui a marca MG, registou um aumento de 59,4% em agosto, atingindo 1,9% de quota no acumulado anual e ocupando a décima posição entre as marcas mais vendidas na Europa.
Entre os fabricantes europeus, destaque para a Renault que viu as vendas crescerem 7,8% em agosto, enquanto a VW cresceu 4,8%. No entanto, o maior destaque é a Stellantis que pela primeira vez desde fevereiro de 2024, registou um crescimento de 2,2%.
No total, as vendas combinadas na União Europeia, Grã-Bretanha e Associação Europeia de Comércio Livre aumentaram 4,7%, para 800 mil veículos, enquanto no conjunto da UE o mercado cresceu 5,3% em agosto de 2025, face ao mesmo mês do ano passado.