A equipe italiana mostrou um desempenho impressionante durante os testes de pré-temporada na semana passada, completando o segundo maior número de voltas (416) e alcançando a volta mais rápida do teste graças a Carlos Sainz Jr., que marcou 1:29.921. Charles Leclerc, companheiro de equipe de Sainz, também liderou as telas de tempo no último dia de testes.
Em 2023, a Ferrari teve um ano um tanto decepcionante, pois ficou atrás da Mercedes nas últimas etapas do Campeonato, terminando em terceiro lugar no Campeonato de Construtores. No entanto, eles foram a única equipe, além da Red Bull, a conquistar uma vitória no Grande Prêmio no ano passado. Esse triunfo veio na etapa de Cingapura, graças a uma estratégia de corrida brilhante executada por Sainz.
Com seu novo carro, o SF-24, a Ferrari pretende diminuir a diferença para a Red Bull e competir regularmente por pódios e vitórias na temporada de 2024. Apesar da expectativa de uma contratação significativa de pilotos em 2025, o chefe da equipe, Vasseur, enfatiza que o foco completo e a atenção da equipe estão atualmente direcionados para 2024.
Vasseur expressou satisfação com os dados coletados durante os testes de pré-temporada e tem grandes esperanças para a próxima temporada. Ele afirmou: “Depois que o SF-24 completou mais de sete distâncias de corrida durante os testes, quando todas as equipes executaram seus próprios programas, chegou a hora de todos revelarem suas verdadeiras capacidades.”
Embora seja desafiador avaliar o ritmo da Ferrari em comparação com as outras equipes no grid, Vasseur acredita que a equipe conseguiu lidar com os fatores dentro de seu controle. Ele acrescentou: “Charles e Carlos se sentiram confortáveis atrás do volante do SF-24, que era nosso objetivo principal durante seu projeto. Enfrentamos oponentes formidáveis e espero que abordemos a temporada com a mesma determinação que demonstramos nas últimas etapas do ano anterior.”
Vasseur concluiu enfatizando a determinação da Ferrari em subir nas classificações e iniciar a campanha de 2024 com um resultado positivo. Ele afirmou: “Não devemos hesitar em tomar decisões audaciosas se acreditarmos que elas podem fazer diferença em nosso desempenho. O carro parece competitivo, Charles e Carlos estão em excelente forma, e o foco da equipe é inabalável enquanto buscamos um bom resultado.” Vasseur se referiu a Leclerc e Sainz como os dois pilotos da Ferrari em sua última temporada como companheiros de equipe.
A primeira corrida da temporada do Campeonato Mundial de F1 da FIA de 2024 acontecerá no sábado, 2 de março, no Circuito Internacional do Bahrain. Antes da corrida, haverá FP1 e FP2 na quinta-feira, seguidos por FP2 e Qualificação na sexta-feira.