Thierry Neuville está muito perto da vitória no Rali da Europa Central, assim como Kalle Rovanperä está com o título do Mundial de Ralis (WRC) em linha de vista. Os dois estão na frente da prova antes da Power Stage de encerramento, com clara vantagem para o belga.
O derradeiro dia de prova começou com a PEC 15 (Böhmerwald 1), em que Sébastien Ogier (Toytoa) foi o mais veloz 1,8s na frente de Elfyn Evans (Toyota) – que já nem tinha esperanças de lutar na frente da geral depois do incidente de ontem na PEC 12. O terceiro lugar serviu bem a Neuville (Hyundai) para cimentar a liderança da geral, uma vez que o seu principal perseguidor, Rovanperä (Toyota) foi apenas sétimo.
Seguiu-se a primeira passagem por Passauer Land, que mais tarde acolherá a Power Stage. Inverteram-se os papéis face à especial anterior, com Evans em primeiro e Ogier em segundo. Neuville fez apenas o sexto tempo, mas mesmo assim ganhou mais de sete segundos a Rovanperä, que foi oitavo. Deste modo, passou a ter 37,8s de margem. Destaque para o terceiro tempo de Takamoto Katsuta (Toyota), que reforçou o quinto posto da geral perante o quinto registo de Teemu Suninen (Hyundai). Ott Tänak (M-Sport Ford), quarto no troço, mantinha-se no lugar mais baixo do pódio.
A penúltima especial da prova viu os pilotos voltarem a Böhmerwald. Ogier voltou a terminar como o mais veloz, desta feita 3,3s na frente de Katsuta, e Neuville foi terceiro cimentando mais uma vez o comando. Com Rovanperä em sétimo, o belga conseguiu chegar aos 43,9s de margem para o rival na luta pela vitória. Tänak, quarto no troço, permanece em terceiro a 1m48,9s do topo e com 18,3s de avanço perante Ogier. Katsuta fecha o top cinco da geral.
Em WRC2 e WRC2 Challenger, Nicolas Ciamin (Skoda) é o líder. O francês já liderava no WRC2 Challenger e aproveitou o abandono de Emil Lindholm com problemas no Skoda durante a PEC 15 para assumir também o comando do WRC2. Está 24,4s na frente de Erik Cais (Skoda) em ambas as classes, sendo Kajetan Kajetanowicz (Skoda) terceiro já a 1m45,2s. Fabio Schwarz ganhou todas estas três classificativas no WRC3, mas Filip Kohn é o único da categoria que ainda não abandonou e por isso lidera confortavelmente.
Top dez da geral após a PEC 17: