A VW decidiu assinalar o derradeiro ano de produção do seu SUV de topo fazendo dele uma espécie de “série especial”, denominada Touareg Final Edition, e possível de encomendar até ao final de março de 2026. Em termos de alinhamento, a gama não sofre alterações, seja em termos de motorizações, seja no que aos níveis de equipamento diz respeito, com a distinção a ser assegurada por alguns elementos exclusivos, exteriores e interiores. A saber: inscrição “Final Edition” gravada a laser nas molduras das janelas das portas traseiras, e na pele que reveste o punho da alavanca de comando da caixa de velocidades; estando o mesmo elemento presente no painel iluminado do tablier, defronte do passageiro, e nas soleiras das portas. Adicionalmente, a iluminação ambiente configurável passa a ser de série a partir do nível de equipamento Elegance.







Contudo, o que poderia parecer uma despedida, após qualquer coisa como 23 anos de “bons e leais e serviços”, e mais de 1,2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo (ou não tivesse sido este o modelo que, em conjunto com o Phaeton, assinalou a entrada da casa de Wofsburg no segmento premium, não restando dúvidas acerca de qual dos dois foi mais bem-sucedido, tendo em conta a curta carreira da berlina…), poderá ser, afinal, um “até já”, ou, melhor, um até breve. A dúvida é criada pela própria marca, que inicia a sua comunicação relativa ao Touareg Final Edition com a frase “A produção do modelo Touareg com motor de combustão termina em 2026”, assim abrindo a porta à possibilidade de vir a existir um Touareg animado por outro tipo de motorização, nomeadamente elétrica. Nada de muito estranho, caso se leve em linha de conta que o futuro desportivo compacto 100% elétrico da VW fará uso do nome de um seu modelo emblemático enquanto equipado com motores de combustão. E, havendo um ID. Polo GTI, porque não poderá vir a existir, também, um ID. Touareg? O futuro o dirá…
Entretanto, não é demais recordar alguns dos momentos mais marcantes dessa referência entre os SUV de grande porte. Originalmente lançado em 2002, foi o primeiro todo-o-terreno da VW, e, na sua primeira geração, a par de um visual que agradou à maioria, destacou-se por soluções pouco comuns à época, mesmo neste segmento, como a suspensão pneumática (permitia passagens a vau de até 580 mm); as barras estabilizadoras eletromecânicas; ou o impositivo motor 5.0-V10 TDI de 313 cv e 750 Nm – vendendo mais de 471 mil unidades até 2009. Em 2010 surgiu o Touareg da segunda geração: maior do que o anterior, e com um visual refrescado, foi o primeiro modelo híbrido comercializado pela VW (na versão 3.0-V6 TSI Hybrid, que combinava um motor a gasolina de 333 cv e um motor elétrico de 46 cv, para um total de 380 cv e 580 Nm), e esteve em produção até 2018, conquistando mais de 483 mil clientes.


Para a terceira, presente e, alegadamente, derradeira geração, lançada em 2018, o construtor germânico decidiu aumentar a distância entre eixos, introduzir novas soluções digitais no interior, e apostar forte na dinâmica, para o que a nova carroçaria, construída em alumínio e aço, deu uma ajuda, por concorrer para conter o peso – além de que o sistema de estabilização ativo foi aprimorado, passando a monitorizar o rolamento da carroçaria nada menos do que 400 vezes a cada segundo. Com mais de 265 mil unidades vendidas até ao momento, o atual Touareg tem, desde 2020, na derivação híbrida plug-in, não só a sua versão mais potente, como o mais potente dos modelos da gama da VW: 462 cv e 700 Nm, capazes de levar o Touareg R Hybrid até uma velocidade eletronicamente limitada a 250 km/h.

Na competição, o Race Touareg venceu três edições consecutivas do Rali Dakar (2009 com Giniel de Villiers, 2010 com Carlos Sainz, e 2011 com Nasser Al-Attiuah). E também se destacou como um dos primeiros veículos inteligentes da história do automóvel, quando, em 2005, na Califórnia, o Touareg Stanley levou a melhor sobre 22 concorrentes no desafio DARPA Grand Challenge para veículos autónomos, cumprindo em 6h53m58s, e sem qualquer intervenção humana, um percurso de 212 km. Entre muitos outros feitos.

