Oliver Göthe obteve esta sexta-feira a pole position para a corrida principal da ronda de Monza de Fórmula 3 – que este fim de semana coloca um ponto final na temporada. Foi também a primeira da sua carreira.
Passaram-se quase dez minutos até que os pilotos começassem a fazer voltas lançadas na qualificação desta tarde, tendo havido logo bandeira vermelha devido a um incidente entre Ido Cohen e Oliver Gray (Rodin Carlin).
No reatar, Paul Aron (Prema) assumiu a liderança, mas logo de seguida foi ultrapassado por Caio Collet (Van Amersfoort Racing). Göthe (Trident) colocou-se em terceiro.
Um despiste de Joshua Dufek (Campos) causou nova bandeira vermelha, uma vez que o seu monolugar ficou preso na gravilha da Variante della Roggia. Quando a sessão retomou faltavam 15 minutos. Foi aí que Göthe rubricou o melhor tempo da sessão, em 1m38,909s para superar Collet por 92 milésimos. Aron ficou relegado a terceiro.
O germânico ainda fez outro ataque ao cronómetro, mas embateu nas barreiras na curva sete. Nova bandeira vermelha, e desta feita foi mesmo o fim da qualificação – que não foi retomada. Na altura, o top cinco era fechado por Jonny Edgar (MP Motorsport) e Gabriel Bortoleto (Trident) – que deste modo arrancarão de quarto e quinto na corrida feature.
O brasileiro garantiu também o título, já que bastava que Aron e Pepe Martí (Campos) não obtivessem a pole position para ser o campeão esta sexta-feira. Quanto à corrida sprint, a pole position será de Grégoire Saucy (ART Grand Prix), graças ao 12.º tempo na qualificação – recorde-se que a grelha dessa prova é definida com a inversão do top 12 da qualificação.
Resultados: