O Conselho da União Europeia (UE) deu hoje luz verde às regras para limitar as emissões poluentes provenientes de automóveis e para a durabilidade das baterias.
Em comunicado, o Conselho da UE diz que todos os automóveis, de ligeiros de passageiros a pesados de mercadorias, estão abrangidos pelo regulamento Euro 7.
O regulamento vai oficializar as regras para “as emissões de escape dos veículos rodoviários, mas também para outros tipos de emissões, como a abrasão dos pneus e as emissões de partículas dos travões” e também vai criar requisitos para a “durabilidade das baterias”, também responsáveis pela libertação de partículas poluentes.
A libertação de óxido nitroso é uma das maiores preocupações de Bruxelas nesta matéria, por isso, também vai apertar as regras à quilometragem e tempo de vida útil de um carro.
É a última etapa deste processo que vai entrar em vigor 20 dias após a publicação no Jornal Oficial da UE. Os prazos para aplicar o regulamento variam entre os 30 meses para novos veículos comerciais até 60 meses para os “novos sistemas, componentes ou unidades técnicas”.