Yuki Tsunoda, piloto japonês que compete no Campeonato Mundial de Fórmula 1, expressou sua disposição em considerar ofertas de outras equipes caso a Red Bull não o promova para sua equipe principal. Apesar de sua impressionante performance nesta temporada, superando seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo em todas as corridas, exceto duas, a Red Bull não mostrou qualquer intenção de dar a Tsunoda a oportunidade de correr ao lado de Max Verstappen. Em vez disso, parece que Sergio Perez continuará na equipe. No entanto, Tsunoda permanece esperançoso e afirmou que estaria aberto a explorar outras opções caso elas se apresentem. Embora seu objetivo final seja correr pela Red Bull, ele está disposto a considerar ofertas que possam ser mais atraentes do que sua posição atual na equipe júnior da Red Bull, VCARB.
“Mas também tenho uma forte lealdade à Red Bull, pois sem eles eu não estaria aqui”, continuou ele. “E é claro, também à Honda.
“E falando da Honda, talvez a Aston Martin, mas você sabe, a Aston também, eles já têm dois pilotos. Então sim, quero dizer, está bastante aberto, mas até agora estou satisfeito com a VCARB.”
A bem-sucedida parceria da Honda com a Red Bull chegará ao fim ao final da próxima temporada, à medida que a marca se prepara para colaborar com a Honda nas novas regulamentações técnicas.
Mas o fabricante japonês expressou o desejo de estender sua duradoura conexão com Tsunoda, que ingressou no esporte em 2021 com o apoio da Honda.
“Mesmo que seja depois de irmos embora, gostaríamos de acompanhar de perto sua ascensão às principais equipes”, disse o CEO da Honda Racing, Koji Watanabe, à Autosport no mês passado.
“Tsunoda concluiu a escola de corrida da Honda, então é por isso que, do ponto de vista da HRC, nosso objetivo é que os alunos da HRC se tornem pilotos de ponta.
“Portanto, é realmente importante que Yuki se torne um piloto de ponta na Fórmula 1.”
Quando perguntado se seria desconfortável permanecer associado ao seu pupilo quando sua parceria com a Aston Martin começar, Watanabe respondeu: “Isso não é necessariamente um desafio.
“Temos que tomar uma decisão sobre isso e avaliar a situação naquele momento. Mas podemos apoiar Yuki para se tornar um piloto de ponta, sim.”
Além de uma possível posição com a Aston Martin a longo prazo, rumores indicam que Tsunoda está em discussões com a Haas para substituir Nico Hulkenberg, que está indo para a Sauber.