Sébastien Loeb obteve esta terça-feira a sua quarta vitória no Dakar 2024 e continua com chances de lutar pelo título – tendo-se aproximado da liderança da classificação geral.
Numa tirada renhida, o francês num Prodrive Hunter da Bahrain Raid Xtreme impôs-se no final perante Carlos Sainz (Audi) por 4m14s. Em terceiro ficou o surpreendente Mathieu Serradori (Century Racing) a 4m43s. Seguiram-se dois Toyota, de Guillaume de Mevius (Overdrive Racing) e do rookie Guy David Botterill a representar a equipa oficial.
Na geral, Sainz continua a liderar, agora 20m33s na frente de Loeb. Lucas Moraes (Toyota) perdeu algum tempo, mas continua em terceiro, sendo de Mevius quarto. Serradori subiu a quinto, tirando proveito dos atrasos de Giniel de Villiers (Toyota) e Martin Prokop (Orlen Jipocar/Ford).
De referir que o navegador português Paulo Fiúza, com o piloto Vaidotas Zala (X-Raid Arijus Team) sofreu problemas no MINI pelo segundo dia consecutivo. A dupla tinha ficado ontem fora da luta pelo top dez e hoje foi forçada a abandomar.
Top dez da Etapa 9:
Top dez da geral: