Três homens enfrentam sérias acusações relacionadas a um esquema de extorsão que visa a família do sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1, Michael Schumacher. O caso gira em torno da alegada ameaça de divulgar fotos e vídeos privados de Schumacher, a menos que um resgate de 15 milhões de euros fosse pago.
Detalhes do Caso
O principal suspeito, um homem de 53 anos de Wuppertal, Alemanha, é acusado de orquestrar o plano de extorsão. As imagens alegadamente incluem conteúdo sensível que mostra Schumacher antes e depois do seu acidente de esqui em 2013 nos Alpes franceses, que lhe causou graves lesões cerebrais. Desde o acidente, Schumacher tem permanecido fora do olhar público, com a sua família a proteger de perto a sua privacidade.
Os procuradores alegam que as imagens foram fornecidas por outro homem de 53 anos de Wülfrath, que trabalhou como segurança da família Schumacher até 2021. Este indivíduo é suspeito de ter vendido o material privado por uma quantia de cinco dígitos, contribuindo para a tentativa de extorsão. Ele agora enfrenta acusações de ser cúmplice de tentativa de extorsão e violação de privacidade.
Tentativa de Extorsão
A investigação revelou que o homem de Wuppertal contactou um funcionário da família Schumacher várias vezes em junho de 2023, exigindo o resgate e ameaçando divulgar as imagens na dark web se o dinheiro não fosse pago. As ameaças foram enviadas utilizando um endereço de email não rastreável, que foi criado pelo filho de 30 anos do principal suspeito, que também enfrenta acusações pela sua participação.
Consequências Legais e Investigação
Embora a pena máxima por tentativa de extorsão seja de até 15 anos de prisão, os procuradores indicaram que a sentença pode ser reduzida, uma vez que as ameaças não foram, afinal, levadas a cabo. A família Schumacher alertou imediatamente as autoridades suíças, que rapidamente colaboraram com os investigadores alemães. A tentativa de extorsão foi rastreada até à Alemanha através do número de telefone utilizado nas comunicações, levando à prisão dos três suspeitos.
Os processos legais estão em curso, e o caso destacou até onde algumas pessoas estão dispostas a ir para explorar a condição privada de Schumacher, que a sua família tem trabalhado incansavelmente para proteger desde o seu acidente que alterou a vida.