No próximo ano, podem acontecer mudanças radicais nos direitos de transmissão da Fórmula 1 – sendo centralizados numa só plataforma. Falamos da Apple TV.
Há alguns meses surgiram os primeiros rumores sobre o alegado interesse da popular marca americana de tecnologia ter interesse em adquirir os direitos televisivos da categoria rainha. Na altura, a revista Business F1 falou de uma proposta a ascender a dois mil milhões de dólares.
Tudo leva a crer que o acordo pode mesmo já ter sido fechado, embora não existam quaisquer anúncios oficiais. A confirmar-se, os moldes das atuais transmissões televisivas da F1 – seja na plataforma oficial F1TV ou na televisão tradicional – podem mudar radicalmente, sendo centralizadas na plataforma própria da Apple que é a Apple TV.
A marca já possui os direitos de transmissão da MLS – a liga de futebol dos Estados Unidos da América – com grande sucesso. Neste caso, as emissões não são exclusivas dos canais próprios da Apple (MLS Season Pass), estando disponíveis noutras emissoras como é o caso da Fox Deportes.
Por isso mesmo, uma eventual compra dos direitos televisivos da F1 por parte da Apple pode significar, mas não necessariamente, o fim das transmissões em canais televisivos convencionais, como é o caso da SportTV em Portugal. Para além disso, há acordos assinados e em vigor, pelos quais as emissoras pagam consideravelmente.