A Toyota continua a sua forte aposta nos automóveis elétricos com pilha de combustível a hidrogénio (FCEV) para alcançar a neutralidade carbónica e decidiu atualizar o Mirai com um conjunto de melhorias ao nível da segurança, assistência à condução, multimédia e conveniência.
Desta forma, o Mirai adota as mais recentes características de segurança e assistência ao condutor do Toyota Teammate para proporcionar uma deteção e prevenção de acidentes mais sofisticada e reduzir a carga imposta ao condutor.
No que diz respeito aos sistemas Toyota Safety Sense, o hardware atualizado de câmaras e radares eleva a deteção de riscos de acidente. Por exemplo, o Sistema de Pré-Colisão (PCS) pode agora reconhecer potenciais colisões frontais e o âmbito do seu sistema de Prevenção de Colisão em Cruzamentos foi alargado para que possa responder à aproximação de tráfego em duas faixas de rodagem e de ciclistas e veículos que se aproximem lateralmente.
Do mesmo modo, os perigos reconhecidos pela Assistência à Direção de Emergência incluem agora motociclistas, para além de peões, ciclistas e veículos estacionados. Com a vantagem da nova supressão de aceleração, existe uma proteção contra a utilização súbita e involuntária do acelerador quando se viaja a baixa velocidade.
Já o novo Apoio à Prevenção de Ultrapassagens evita a ultrapassagem involuntária pelo lado errado de um veículo e o Controlo Preliminar de Desaceleração/Sinal de Mudança de Direção ajuda o condutor a regressar em segurança à faixa de rodagem a uma velocidade e distância adequadas dos outros veículos.
O Mirai dispõe ainda de Assistência à Condução Proactiva (PDA), que fornece uma série de ajudas automáticas para uma condução mais segura a baixa velocidade. Estas incluem a Assistência à Antecipação de Obstáculos, que fornece apoio à direção e à travagem para ajudar o condutor a evitar aproximar-se demasiado de obstáculos à frente (como veículos estacionados, peões e ciclistas).
Nos sistemas avançados de assistência ao condutor, o Mirai passa a contar de série com um Monitor de Ângulo Morto e um Monitor de Visão Panorâmica, que proporciona ao condutor uma visão de 360 graus.
Para além disso, o Mirai passa a adotar pacote multimédia Smart Connect+ que conta com um novo ecrã tátil de 12,3’’ e que permite o acesso a uma navegação baseada na nuvem, constantemente atualizada com informações de trânsito em tempo real
Como alternativa ao ecrã tátil, o condutor e o passageiro da frente podem utilizar comandos de voz e o assistente de bordo “Hey Toyota”. O novo sistema reconhece o estilo de conversação e pode ser utilizado sem que o áudio tenha de ser desligado. O pacote áudio é composto por um sistema de som premium JBL com 14 altifalantes.