A Toyota, Mazda e Subaru anunciaram um plano para o desenvolvimento conjunto de motores a combustão que possam ser associados a sistemas híbridos de forma a reduzir as emissões.
Em comunicado conjunto, as três empresas fizeram saber que o objetivo do projeto é alcançar a neutralidade de carbónica com motores de combustão interna, permitindo que estes motores permaneçam em produção no futuro com padrões de emissões globais mais rigorosos.
Esta nova geração de grupos motores será especificamente concebida para a eletrificação, e para isso prometem ser motores de menor dimensão e mais eficientes e compatíveis com uma variedade de combustíveis neutros em carbono, alinhando-se com o caminho para a descarbonização.
“Para oferecer aos nossos clientes, diversas opções para alcançar a neutralidade carbónica, é necessário assumir o desafio de evoluir motores que estejam em sintonia com o ambiente energético do futuro. tecnologias de motores através de uma competição amigável.”, sublinhou Koji Sato, CEO da Toyota.
Apesar de não ter sido avançada nenhuma data para a apresentação destes novos motores, já se sabe que a Mazda vai continuar a trabalhar no desenvolvimento do motor Wankel, e a Subaru não escondeu que vai apostar na sua conhecida tecnologia de motores com cilindros opostos (ou boxer).
“À medida que continuamos a refinar a tecnologia de eletrificação, iremos também melhoraremos nossos motores horizontalmente opostos com o objetivo de usar combustíveis neutros em carbono no futuro. Seguindo em frente, as três empresas que compartilham a mesma aspiração continuarão a avançar na busca pela excelência sustentável na fabricação de automóveis japoneses”, referiu Atsushi Osaki, presidente e CEO, da Subaru.
Por seu lado, a Mazda vê este novo desafio como um passo importante para continuar a desenvolver o seu motor rotativo. “Dada a compatibilidade do motor rotativo com a eletrificação e combustíveis neutros em carbono, a Mazda continuará a desenvolver a tecnologia através da cocriação e da competição para garantir que possa contribuir amplamente para a sociedade.”, sublinhou Masahiro Moro, presidente e CEO, Mazda Motor Corporation.
Esta abordagem conjunta da Toyota, Mazda e Suabru, surge numa altura em que a nível global as vendas de veículos elétricos desaceleram e mostra que os modelos com motores a combustão podem ter futuro.