A Toyota já havia avançado a intenção de produzir na fábrica de Ovar, em Portugal, um veículo de mobilidade elétrica inclusiva, o Accessible People Mover (APM), para oferecer serviços de “quilómetro final” e transportar pessoas com necessidades especiais de acessibilidade durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024.
Agora veio a confirmação que o APM, um veículo 100% elétrico, será produzido em Portugal no primeiro trimestre de 2024. A produção em série dos veículos elétricos está prevista para se iniciar já no próximo mês de fevereiro, no entanto, num evento realizado na Toyota Caetano com o primeiro-ministro António Costa e vários membros do governo, a marca nipónica mostrou a primeira unidade de pré-produção.
Já se sabe, que a fábrica de Ovar vai produzir 250 unidades do APM destinados a apoiar o transporte de atletas, visitantes e funcionários em diversas instalações, incluindo locais onde são realizados eventos ou competições e outros locais oficiais, como a aldeia olímpica.O modelo com uma autonomia de até 100km e uma velocidade máxima de 20 km/h, foi concebido na Bélgica, pela Toyota Motor Europe e está pronto para entrar em produção em Portugal.