Quase dois anos se passaram desde o polémico GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021, mas a Mercedes ainda tem bem gravados na memória os acontecimentos de Yas Marina que custaram o oitavo título a Lewis Hamilton – com a decisão pouco acertada do então diretor de corrida Michael Masi acerca do fim do período de safety car na última volta.
Este ano, a Mercedes chega a Abu Dhabi na luta pelo segundo lugar do Mundial de construtores com a Ferrari, estando com apenas quatro pontos de vantagem. O diretor-executivo e chefe de equipa, Toto Wolff, não deixou de dar uma «alfinetada» em Masi, afirmando citado pelo RacingNews365.com: ‘Vamos praticamente igualados pontualmente, temos um diretor de corrida adequado, por isso deve estar bem. Então, vamos competir, tudo depende do último fim de semana’.
Sobre o equilíbrio de forças com a Ferrari, o austríaco comentou: ‘A Ferrari é muito veloz, eles fizeram um bom trabalho. Julgava que podíamos estar a par [no GP de Las Vegas], mas os resultados mostram algo diferente, portanto, vamos competir. Honestamente, é bom ter o segundo lugar como um final de temporada positivo, mas o segundo ou o terceiro lugar não me fazem particularmente vibrar de qualquer modo’.