A Tesla China anunciou na semana passada que iria lançar uma fase de teste do sistema de condução autónoma de Nível 2, (Full Self-Driving), que iria decorrer durante um mês entre 17 de março e 16 de abril.
Na altura, a marca de Elon Musk, informou que veículos elegíveis iriam receber atualizações de software e mapas, lembrando que os condutores seriam responsáveis por qualquer tipo infração às regras de trânsito, ou acidentes
No entanto, a marca veio agora revelar que o teste foi suspenso e que vai aguardar pela aprovação do sistema de Full Self-Driving, pelas autoridades chinesas.
A Tesla planeia implementar totalmente o FSD este ano na China e está a trabalhar o com a gigante de tecnologia chinesa, Baidu, para melhorar o desempenho do sistema. Recorde-se que o sistema de condução autónoma da marca de Elon Musk faz uso de um conjunto de tecnologias de assistência ao condutor desenvolvidas com inteligência artificial generativa para lidar com condições de trânsito mais complicadas.
A imprensa chinesa especula que a suspensão possa estar relacionada às novas regulamentações do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT).
A teoria ganhou força após a Xpeng comunicar o adiamento das atualizações OTA de março para seu modelo Mona M03, citando as novas normas do MIIT, que exigem o anúncio prévio de alterações significativas no software e o arquivamento do mesmo somente após a emissão do anúncio.
Atualmente, os sistemas de condução autónoma estão a registar um forte crescimento na China, o maior mercado automóvel a nível global, e marcas como a BYD Huawei, Xpeng e Li Auto, estão a trabalhar para lançarem modelos com condução autónoma de Nível 3 até ao final do ano.