O Tesla Semi é um dos veículos pesados elétricos mais aguardados nos EUA, mas até ao momento a produção deste modelo parece estar longe do caminho certo.
Lançado em 2017, o Semi chegou ao mercado com vários anos de atraso, e até agora, a empresa produziu apenas pequenas o veículo pesado 100% elétrico. No entanto, Elon Musk, CEO da Tesla, veio agora reforçar através das redes sociais, que a empresa planeia aumentar a produção na fábrica de Nevada, nos EUA, a partir do próximo ano.
😂
— Elon Musk (@elonmusk) August 11, 2025
Tesla Semi will be in volume production next year
“O Tesla Semi estará em produção em massa no ano que vem”, disse Musk no X (antigo Twitter), respondendo assim a uma publicação que fazia referência à opinião de Bill Gates de que modelos 100% elétricos provavelmente “nunca serão adequados para veículos pesados. A eletricidade funciona quando é necessário cobrir distâncias curtas, mas precisamos de uma solução diferente para veículos pesados de longa distância”.
Além do preço de compra competitivo, a Tesla aposta na eficiência do Semi, que pode ser equipado com baterias com autonomia de aproximadamente 480/800 km. O sistema de propulsão é composto por três motores elétricos. Com a tecnologia adequada, a Tesla diz que a bateria pode ser carregada até 70% da sua capacidade em 30 minutos.

A empresa de logística americana ArcBest testou recentemente o Semi por três semanas em rotas de transporte típicas na Califórnia. Durante o projeto-piloto, foram percorridos um total de aproximadamente 7232 quilómetros. Isso representa uma média de 517 quilómetros, por dia. A eficiência energética medida foi de 0,96 kWh por quilómetro.
Estes valores estão abaixo do anunciado pela PepsiCo, que também conta na sua frota com unidades do Tesla Semi, que anunciou 1,1 kWh por quilómetro.
No entanto, de acordo com a ArcBest, a utilização do Tesla Semi revelou que o projeto necessita de uma melhor infraestrutura de carregamento para distâncias mais longas.