A marca norte-americana de automóveis elétricos, Tesla, está a recolher 1,68 milhões de automóveis na China devido a uma avaria no fecho da tampa da bagageira.
A informação revelada pela Administração Estatal para a Regulação do Mercado da China, refere que uma tampa da bagageira destrancada pode abrir-se durante a condução, interferindo com a visão do condutor, não tendo sido adiantado se essa situação já aconteceu com algum modelo da Tesla.
As autoridades chinesas adiantam ainda em comunicado, que os veículos afetados por esta avaria no trinco da bagageira vão ser reparados gratuitamente, e que a avaria vai ser corrigida através de uma atualização remota do `software`
Em causa estão veículos importados Model S e Model X , bem como unidades do Model 3 e Model Y fabricados na China entre 15 de outubro de 2020 e 17 de julho de 2024.
Recorde-se que a China é o mercado importante e uma base de produção para a Tesla, mas também uma fonte de concorrência crescente dos fabricantes chineses de veículos elétricos.
No mês passado, a empresa norte-americana registou um declínio acentuado no lucro líquido do segundo trimestre, uma vez que as vendas caíram apesar dos cortes de preços e do financiamento a juros baixos.