Uma das caraterísticas mais especiais, já anunciadas por Elon Musk, para a muito aguarfada pick-up elétrica Cybertruck da Tesla é a capacidade que terá de atravessar cursos de água, podendo flutuar por algum tempo. Também, em mais do que uma ocasião, o CEO da maraca de Palo Alto não poupou elogios às capacidades aquáticas dos seus modelos, nomeadamente em reação aos vídeos que ser tornaram virais na Internet, onde é possível ver modelos da Tesla a avançarem despreocupadamente por estradas completamente inundadas. O que Musk não sabia é que nem todos os Tesla sabem nadar…
A empresa Biglin Photography divulgou um vídeo que prova que automóveis elétricos e a água podem não combinar. Nas imagens pode ver-se um Tesla Model X pegar fogo depois de cair à água. O veículo não só não conseguiu manter-se à tona, como continuou a arder, mesmo submerso.
Para tornar a situação ainda mais dramática, a condutora não foi capaz de abrir as portas para sair da viatura, o que obrigou o marido a intervir antes da chegada do corpo de bombeiros da Florida, que se limitaram a deixar o Tesla arder, até ser seguro removê-lo da água.
Não existindo ainda uma explicação oficial para o sucedido, as autoridades acreditam que o incidente pode ter sido causado pela intrusão de água no sistema elétrico, ou talvez por atingir algum objeto subaquático. Existe ainda a possibilidade de a bateria ter sido danificada anteriormente, o que permitiu a entrada de água.