A marca norte-americana de veículos elétricos, Tesla, acaba de lançar para o mercado francês, um Model Y de dois lugares, aproveitando o facto de aquele país ter leis fiscais especificas para modelos de quatro e dois lugares.
Desta forma, o Model Y para o mercado francês tem apenas 2 lugares e uma capacidade de carga de 2158 litros e oferece uma autonomia de até 565 km. Sem o banco traseiro, o modelo é elegível para tributação de veículos comerciais.
O responsável pela Tesla França, Clement Maguet, fez saber que esta nova versão do Model Y destina-se a um segmento de mercado onde existem cerca de 6,3 milhões e veículos utilitários, a maioria deles movido a gasóleo.
“Esta solução ecológica e eficiente oferece uma alternativa adicional à mobilidade profissional, seja para transporte de mercadorias, ou como veículo de intervenção”, sublinhou Clement Maguet através do LinkedIn.
Recorde-se que em França a maioria dos veículos está sujeita a um imposto de 20%, exceção feita aos modelos de dois ou três lugares, o que permite às empresas economizarem milhares de euros.
A situação é por isso aproveitada por várias marcas para lançarem alguns dos seus modelos de quatro lugares como utilitários de dois lugares e dessa forma contornarem o peso da fiscalidade.