Um estudo recente conclui que as baterias Panasonic que equipam os automóveis da Tesla, e são fabricadas nos EUA duram mais tempo do que as LG “Made in China” utilizadas pelo fabricante norte-americano. A EV Clinic testou as baterias de Model 3, Model Y e outros modelos da casa de Palo Alto, e também concluiu que a durabilidade e fiabilidade são bastante variáveis, registando-se mesmo diferenças muito expressivas entre elas.
Numa publicação na rede social X, a empresa de origem croata, especializada em diagnósticos e reparações de automóveis elétricos, questiona a boa reputação das baterias fabricadas na China, pelo menos nos casos dos Tesla Model 3 ou Model Y que testou. A EV Clinic não comparou todas baterias disponíveis, mas examinou a NMC811, fabricada pela LG em Nanjing, China, e a NCA produzida pela Panasonic nos EUA.
E a comparação originou resultados muito interessantes. A bateria LG apresentou mais falhas e uma vida útil inferior (a EV Clinic estimou-a em cerca de 250 000 km, contra os 400 000 km da da Panasonic). De acordo com a empresa, e considerando todas as assistências realizadas aos automóveis de clientes, em mais de 90% das operações, as reparações das células das baterias LG eram inviáveis, uma vez que o grau de degradação excedia a capacidade de renovação. Mais: quase sempre, os problemas afetavam diversos módulos completos, e não células isoladas. Por isso, mesmo substituindo-se o item defeituoso por uma célula usada compatível, os problemas mantinham-se. E, assim, a especialista desaconselha reparações (dispendiosas).
Em contrapartida, a EV Clinic elogia o desempenho da bateria Panasonic. Após os 250 000 km, por norma, somente uma célula funcionava mal, ao contrário do que sucedia na da LG, e a reparação, técnica e financeiramente, apresentava-se como viável.








