Decididamente a Lamborghini continua a surpreender os seus fãs com modelos não destinados à estrada.
Assim, após surpreender o mundo náutico em 2020 com o Tecnomar Lamborghini 63, em 2022 com o Seabob SE63, uma mota de água inspirada nos seus superdesportivos, a marca de Sant’Agata Bolognese regressa agora com um verdadeiro “monstro” do mar.

Trata-se do Tecnomar for Lamborghini 101FT, fruto de uma nova colaboração coma a empresa The Italian Sea Group. O novo 101FT, batizado devido ao seu comprimento de cerca de 30 metros, incorpora a síntese entre duas empresas que são merecedoras de representar a excelência do Made in Italy a nível global.
Distinguido pelo elevado valor tecnológico e de design, o projeto foi concebido com o propósito de criar uma experiência irrepetível para os que tripulam um iate a motor, tal como acontece com os clientes da Lamborghini.

O modelo resulta da sinergia entre as duas marcas, combinando a excelência técnica e de engenharia do The Italian Sea Group, com a estética distintiva e a inovação típicas dos automóveis superdesportivos da Lamborghini
O novo 101FT é apresentado como o novo porta-estandarte da Lamborghini para o mar, e o seu design baseia-se diretamente nos códigos da marca italiana: linhas esticadas, superfícies angulares e uma assinatura luminosa herdada do recente superdesportivo Fenomeno. A pintura de lançamento, um amarelo vivo denominado Giallo Crius, não deixa dúvidas quanto ao seu pedigree.
A bordo, o mundo é igualmente familiar: o cockpit ecoa o espírito do novo Temerario, com o seu volante desportivo, um painel de instrumentos futurista e um botão de arranque ao estilo de um superdesportivo.

Além disso, os interiores apresentam os famosos motivos em Y e hexagonais, com a opção de personalizar as cores e os materiais através de um programa semelhante ao Ad Personam. Tudo para fazer lembrar os ocupantes e tripulação que estamos no interior de um Lamborghini, mas na água.
Do ponto de vista técnico, o 101FT está equipado com três potentes motores MTU 16V 2000 M96L, combinados com três hélices de superfície, que permitem alcançar uma velocidade máxima de 45 nós, e uma velocidade de cruzeiro de 35 nós. Estes valores de performance são garantidos por uma potência total de 7600 cv, e por dois geradores de 35 kW, garantindo eficiência e fiabilidade em qualquer condição.

Para se ter uma ideia, esta potência é equivalente a sete superdesportivos Lamborghini Fenomeno combinados… mas, num único barco.
O Tecnomar for Lamborghini 101FT foi apresentado numa versão à escala numa estreia exclusiva, durante a conferência de imprensa no Mónaco Yacht Show, a mais prestigiada mostra do panorama náutico internacional. O modelo definitivo vai estar pronto a ir para a água no final de 2027.

“Com o Tecnomar for Lamborghini 101FT, levamos o ADN da Lamborghini para o mar: performance, design, e inovação, reúnem-se num iate a motor que redefine o conceito do luxo náutico. Não é apenas um iate, mas uma afirmação de excelência italiana. O Italian Sea Group e a Automobili Lamborghini partilham uma clientela exclusiva, apaixonada por beleza, tecnologia, e performance extrema. É, justamente, esta visão partilhada que torna a nossa colaboração tão natural e tão significativa”., disse Stephan Winkelmann, CEO da Automobili Lamborghini.
