Guillaume de Mevius surpreendeu tudo e todos na primeira etapa do Dakar que teve 414km cronometrados. O piloto da Overdrive Racing alcançou a sua primeira vitória na classe principal, na qual se estreia este ano.
Tirando proveito da posição de partida depois do prólogo difícil, Carlos Sainz (Audi) esteve de forma constante entre os mais velozes, mas acabou por ver de Mevius a ser 1m44s mais veloz. O belga, que pilota um Toyota, também assumiu a liderança da classificação geral com a mesma vantagem perante o espanhol.
O terceiro do dia foi Giniel de Villiers (Toyota), seguindo-se Vaidotas Zala navegado pelo luso Paulo Fiúza num MINI da X-Raid Arijus Team. Num dia com várias surpresas, Romain Dumas (Rebellion Racing/Toyota) foi quinto, à frente de outros dois pilotos da Toyota: Lucas Moraes e o rookie Guy David Botterill. A mesma ordem se verifica na classificação geral.
Mattias Ekström (Audi), vencedor do prólogo, liderou os tempos intermédios sensivelmente até meio da etapa, mas acabou apenas em décimo a 14m20s do vencedor. Quem também perdeu tempo numa tirada de grande dificuldade foram três dos fortes candidatos aos primeiros lugares. Sébastien Loeb (Bahrain Raid Xtreme/Hunter) foi 19.º, Nasser Al-Attiyah (Nasser Racing/Hunter) ficou em 22.º e Stéphane Peterhansel (Audi) concluiu em 26.º. Todos perderam mais de 20 minutos, e Peterhansel cedeu mesmo mais de meia hora.
Top dez da Etapa 1:
Top dez da geral após a Etapa 1: