A VIRAGEM CHOCANTE DOS ACONTECIMENTOS NO GRANDE PRÉMIO DE MÓNACO: ESTRELAS DA F1 DESQUALIFICADAS POR VOLTAS ELIMINADAS
Num desfecho surpreendente no Grande Prémio de Mónaco, vários pilotos de Fórmula 1 tiveram os seus tempos de volta invalidados pela FIA, alterando os resultados da prestigiada corrida. Apesar das alterações nas regras implementadas para o GP de Mónaco de 2025, a emoção que os fãs desejam ainda estava em falta nas icónicas ruas de Monte Carlo.
George Russell encontrou-se em destaque ao enfrentar as consequências de uma manobra controversa durante a corrida. O britânico optou por aceitar uma penalização em vez de ceder uma posição a Alex Albon após cortar uma curva na Nouvelle Chicane para ultrapassar. Russell não estava sozinho na sua dificuldade, uma vez que outros grandes nomes como Lewis Hamilton, Max Verstappen, Kimi Antonelli e Charles Leclerc também tiveram voltas eliminadas devido a várias infrações.
Exceder os limites da pista revelou-se ser um problema comum durante o GP de Mónaco, com 10 pilotos a sentir o impacto de terem os seus tempos de volta eliminados. Apesar do alvoroço inicial, a FIA confirmou que não serão tomadas mais ações contra os pilotos envolvidos nas eliminações de voltas.
O descontentamento entre as estrelas da F1 estendeu-se para além da pista, com queixas sobre o formato da corrida e as regulamentações. Enquanto Lando Norris celebrava a sua vitória no pódio, pilotos como Russell e Verstappen foram vocais sobre a sua insatisfação com elementos como a estratégia de corrida obrigatória de duas paragens. Sugestões para adicionar ‘aspersores’ ou características semelhantes às de Mario Kart para apimentar futuras corridas alimentaram ainda mais as já acesas discussões pós-corrida.
Em meio ao caos e às queixas, o triunfo de Norris injetou nova vida no campeonato de pilotos, reduzindo a diferença entre ele e o colega de equipa Oscar Piastri. Com a temporada a aquecer, todos os olhares estão agora voltados para o próximo GP de Espanha para ver como o drama se desenrola no circuito da F1.