O Adamastor Furia, novo superdesportivo português fruto de €17 milhões de investimento vai ser apresentado, na terça-feira em Matosinhos.
O modelo desportivo de dois lugares que tem por base o protótipo P003 RL apresentado em 2019 foi desenvolvido em Parafita, no Porto, é todo ele construído em carbono, com um motor de posição central e tração traseira, e vai contar com duas versões, uma para pista e outra para estrada, que será limitada a 60 unidades.
O superdesportivo português o, foi concebido com um foco significativo na aerodinâmica e para isso i departamento de design teve total liberdade criativa para desenvolver a carroçaria, visando a eficiência e desempenho em condução desportiva. Posteriormente, a equipa de engenharia dedicou-se a definir os espaços para os principais componentes, com colaboração de outros departamentos como dinâmica, powertrain, interior e estruturas, otimizando o espaço e desempenho. Superfícies aerodinâmicas em fibra de carbono, um fundo com efeito Venturi e o design global foram refinados através de simulações CFD, incluindo 125 casos diferentes, para maximizar o downforce e minimizar a necessidade de componentes adicionais como ailerons.
A Adamastor realizou mais de 30 000 voltas para afinar, ao detalhe, e evoluir a performance do seu ‘superdesportivo, validando o comportamento do chassis e a sua dinâmica sob as condições mais exigentes de utilização. Foram inclusivamente definidos objetivos em termos de tempos por volta em simulador, registos que foram facilmente superados pelo supercarro da Adamastor.
A marca portuguesa não revelou para já detalhes do Furia, que vão ser conhecidos amanhã durante a apresentação do superdesportivo português.