A Mercedes-Benz parece já ter sucessor para o Classe A, quando o conhecido modelo for descontinuado e tudo para que o novo modelo chegue em 2028.
O novo hatchback de 5 portas terá por base a nova plataforma MMA da Mercedes, e promete ser um modelo versátil, apostando para isso em motorizações a combustão e elétricas.
Embora o design final do novo modelo permaneça para já em segredo, o “Autocar” avança que o sucessor do Classe A pode manter a silhueta tradicional de um hatchback e partilhar dimensões importantes, incluindo largura e distância entre eixos, com a terceira geração do GLA, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026.
A decisão de voltar a apostar num hatchback para entrada de gama, confirma o recuo na estratégia da Mercedes e defendida nos últimos anos pelo CEO, Ola Källenius, que apostava no luxo, priorizando modelos de alto lucro em detrimento de veículos de grande volume de vendas em segmentos tradicionais.
A estratégia acabou por ser questionada após os resultados semestrais da marca germânica terem revelado uma queda de 6% nas vendas globais, pressionados por um recuo significativo de 19% nas vendas de veículos elétricos.
Esta mudança de rumo da Mercedes pode não ficar apenas pelo novo modelo de entrada na gama, já que Mathias Geisen, responsável de marketing e de vendas da marca germânica, disse ao “Automobilwoche” que estão a caminho novos modelos com base na plataforma MMA além do sucessor do Classe A, ou seja, estão previstos mais modelos pequenos e de baixo custo. Geisen confirmou ainda que estão previstos mais de 40 novos modelos nos próximos dois anos, o que representa uma ofensiva de produtos sem precedentes.