A Subaru é um dos construtores mais emblemáticos da história do Mundial de Ralis (WRC), tendo conseguido três títulos de pilotos. Está ausente desde que em 2008 saiu devido à crise financeira, mas nos próximos anos poderá voltar.
O assunto está em cima da mesa junto da FIA, com a ajuda do presidente da Toyota – Akio Toyoda. Foi o que revelou o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, citado pelo site Motorsport.com:
– Não é segredo que tive uma boa reunião com o sr. Akio Toyoda e perguntei-lhe o que podemos fazer para atrair construtores ao WRC, e ouvi alguém que é apaixonado – e ele mencionou a Subaru. Eles possuem uma percentagem da Subaru e vão apoiar uma iniciativa da entrada da Subaru. E sinto que alguém como ele, quando fala, fala com confiança. Espero que algo disso se concretize. Sinto que mais construtores são bons’.
Apesar de a Subaru manter ligação aos ralis – em especial nos Estados Unidos da América – há alguns obstáculos até poder ter um programa no WRC. Um deles é o facto de não ter uma unidade motriz disponível que cumpra os regulamentos. Segundo Ben Sulayem, a Toyota pode ajudar neste particular: ‘Vejo sinais positivos do presidente da Toyota a convencer a Subaru de voltar e dar o motor, o problema da Subaru está no motor’.