Os modelos Leapmotor vão estar disponíveis na África do Sul até ao final de 2025, , aproveitando a rede concessionários da Stellantis , naquele país africano.
A Leapmotor vai estrear-se na África do Sul com um SUV C10, na variante híbrida com extensor de autonomia, de acordo com Mike Whitfield, diretor administrativo da Stellantis para a África do Sul e África Subsaariana.
Os modelos da Leapmotor estarão disponíveis em concessionários selecionadas da Stellantis na África do Sul a partir de setembro, com mais modelos, incluindo veículos totalmente elétricos, previstos para serem lançados no próximo ano. Whitfield anunciou que o lançamento da Leapmotor na África do Sul é uma prova da evolução contínua da Stellantis.
O quarto maior grupo automóvel do mundo investiu €1,5 mil milhões na Leapmotor em 2023, adquirindo cerca de 20% do capital, tornando-se a maior acionista externa da fabricante chinesa de veículos elétricos.
Em maio de 2024, a Leapmotor anunciou a criação oficial da Leapmotor International, uma joint venture na qual a Stellantis detém 51% do capital e a Leapmotor os 49% restantes. Até o momento, os modelos Leapmotor que estão disponíveis nos mercados internacionais, são dois modelos 100% elétricos, o citadino T03 e o SUV C10.
No entanto, na China, a marca conta já com novos modelos, os SUV, o C11, C16 e B10, bem como versões atualizadas do C10 e do T03. Já se sabe que na quinta fgeira. 24 de julho, a Leapmotor vai lançar na China o B01, um sedan 100% elétrico.
No entanto, o modelo com a qual a Leapmotor se vai estrear na África do Sul, é o C10 Range Extender Electric Vehicle (REEV), com uma autonomia anunciada de até 970 quilómetros, dos quais 145 km em modo totalmente elétrico, e que conta com uma bateria maior que o seu ‘irmão’ 100% elétrico.
O motor a combustão de quatro cilindros e 1,5 l de capacidade, a gasolina, debita 88 cv de potência, e entra em ação quando a bateria de 28,4 kWh já não tem carga, funcionando assim como um gerador para recarregar a bateria.