A Stellantis anunciou esta quinta-feira que a produção de modelos desportivos da Maserati será transferida da fábrica de Mirafiori, em Turim, Itália, para a unidade de produção em Modena até o final do ano.
A Maserati tem em Modena a sua cidade natal, e por isso a decisão agora anunciada de transferir a produção dos modelos GranTurismo coupé e descapotável terá um impacto positivo na produção de Modena.
Além disso, a mudança, prevista para o quarto trimestre de 2025, coincide com a decisão da Stellantis de produzir o Fita 500 hybrid em Mirafiori, num esforço que deve gerar um número muito mais significativo de 100.000 unidades por ano.
Embora o futuro da Maserati continue numa indecisão, a marca sugere que mover a produção do GranTurismo e do GranCabrio para sua sede reafirma um “forte compromisso” com a unidade de produção de Modena e com os seus trabalhadores.
A fábrica de Modena é o local de produção do MC20 Coupé, do Cielo e do GT2 Stradale, bem como do motor V6 Nettuno que anima a linha desportiva da marca do Tridente. A marca italiana considera a unidade de Modena como “uma das instalações mais avançadas do país”.
“Trazer o GranTurismo e o GranCabrio de volta a Modena é uma decisão estratégica e de grande orgulho, que combina a nossa herança industrial com as capacidades do futuro, e por isso também devemos agradecer aos nossos colegas de Mirafiori pelo extraordinário trabalho realizado na primeira fase de produção nos últimos anos. Ao iniciar a produção no quarto trimestre de 2025, estamos a fortalecer as nossas raízes e, ao mesmo tempo, oferecendo a flexibilidade e a inovação que nossos clientes esperam”, disse Santo Ficili, CEO da Maserati.