A Stellantis anunciou o reforço da sua aposta na Archer, empresa que promete lançar aeronaves elétricas de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) a partir de 2025, com a compra de aproximadamente 8,3 milhões de ações.
O aumento do investimento da Stellantis na Archer segue-se à recente visita do seu CEO, Carlos Tavares, à sede e às instalações de produção da Archer em Santa Clara, no estado norte-americano da Califórnia.
Recorde-se que em janeiro de 2023, a Stellantis anunciou ter como objetivo que a empresa produzisse em massa a aeronave Midnight, da Archer, como seu fabricante contratado exclusivo, permitindo, assim, que a empresa norte-americana reforçasse o seu caminho para a comercialização, ajudando-a a evitar centenas de milhões de dólares de despesas.
Em comunicado a Stellantis adianta que a “construção da primeira fase das instalações de fabrico de grande volume da Archer, no estado da Geórgia, nos EUA, continua a estar linha com os objetivos de conclusão no final do presente ano. A primeira fase integra a construção de cerca de 32.116 m2 num terreno com cerca de 40,5 hectares, estrutura concebida para a produção de até 650 aeronaves por ano”.
O avião Midnight da Archer foi concebido para ser seguro, sustentável, silencioso e transportar quatro passageiros e um piloto. O Midnight está otimizado para viagens curtas consecutivas de cerca de 32 a 80 quilómetros, com um tempo de carregamento de aproximadamente 10 minutos entre elas.
“A Archer estabeleceu-se como líder de mercado na eletrificação da aviação e acreditamos que juntos podemos inaugurar a próxima revolução nos transportes”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.