A Stellantis anunciou que acaba de investir na starup francesa Tiamat, que está a desenvolver e a comercializar a tecnologia de baterias de iões de sódio, para proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível.
O valor do investimento realizado pela Stellantis Ventures, o fundo de capital de risco do grupo automóvel, não foi revelado, apesar da empresa ter anunciado que a Tiamat vai utilizar parte do investimento da Stellantis, para lançar a construção de uma fábrica de baterias de iões de sódio em França, bem como para aumentar a produção de produtos de segunda geração para aplicações BEV.
Recorde-se que a tecnologia de iões de sódio oferece um custo mais baixo por quilowatt-hora e não contém lítio, nem cobalto. O sódio, disponível em abundância, oferece vantagens em termos de sustentabilidade e autonomia para obter a matéria-prima.
A tecnologia de iões de sódio abre a possibilidade de armazenar a energia de forma mais rentável em comparação com a tecnologia de baterias de iões de lítio, atualmente muito utilizada.
“Explorar novas opções para baterias mais sustentáveis e económicas que utilizem matérias-primas amplamente disponíveis é uma parte fundamental das nossas ambições do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, que nos levará a atingir a neutralidade carbónica até 2038”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis.