A Stellantis iniciou um plano de saída voluntária para 610 trabalhadores na sua fábrica de Mirafiori, Turim, em Itália, de pois de ter implementado um plano idêntico, noutras instalações italianas.
Segundo avança a “Reuters”, que cita um porta-voz da Stellantis, o plano visa “apoiar a reforma antecipada ou diferentes oportunidades de carreira”, acrescentando que os funcionários de Mirafiori podem inscrever-se no plano de saída voluntaria da empresa até o final de julho.
Recorde-se que a Stellantis anunciou que pretender cortar até 1.600 postos de trabalho em Itália, através do plano de saídas voluntárias.
Segundo a mesma fonte, a fábrica de Mirafiori vai dispor de uma força de trabalho estável a partir de agosto para se preparar para o lançamento da nova versão híbrida do Fiat 500. A produção em larga escala do novo modelo está prevista para começar em novembro.
Luigi Paone, do sindicato de trabalhadores Uilm, um dos sindicatos que concordou com o plano de saída voluntária da Stellantis, já referiu que o plano está voltado para os trabalhadores que estão mais próximos da idade da reforma.
O plano “deve servir para abrir caminho para a contratação de jovens trabalhadores à medida que nos aproximamos do início da produção do híbrido 500”, disse Paone.