Stellantis e Bolt assinaram um acordo tecnológico que tem por objetivo acelerar o desenvolvimento de automóveis com sistemas de condução autónomos de nível 4 (isto é, sem condutor), de forma a utilizá-los em serviços de mobilidade partilhada na Europa. A parceria combina as plataformas AV-Ready Platforms do construtor ítalo-francês (o furgão médio eK0 com a arquitetura STLA Small) e os serviços de mobilidade da Bolt, que atua em mais de 50 países, 23 dos quais na União Europeia (UE). Na agenda, arranque da fase de testes durante 2026. Em 2035, a Bolt pretende dispor de 100 000 viaturas autónomas.
Em viaturas equipadas com a tecnologia mais recente em termos de sensores, computação e sistemas redundantes, para garantir dos níveis mais elevados de fiabilidade e segurança, o objetivo é prestar serviços de mobilidade partilhada em automóveis autónomos, sem condutor, otimizando, ao mesmo tempo, o custo de propriedade para o operador. “As nossas plataformas AV-Ready Platforms oferecerem a flexibilidade necessária para proporcionarmos a melhor experiência possível aos clientes europeus. As frotas de viaturas autónomas podem contribuir para a redução da pegada de carbono, por permitirem uma mobilidade partilhada e otimizada, que reduz os congestionamentos de trânsito e as emissões de substâncias poluentes. A parceria com a Bolt pretende aproximar esta visão da realidade, combinando a nossa experiência em engenharia com o alcance operacional da nossa parceira, na esperança de integrarmos a mobilidade sem condutor no quotidiano europeu”, referiu Antonio Filosa, CEO da Stellantis.

O plano de ação prevê que frotas de viaturas de teste estejam em ação já no próximo ano, e em diversos países europeus. Seguir-se-á uma expansão progressiva do número de unidades, até à possibilidade de integrá-los numa escala industrial, existindo, mesmo, a ambição de iniciar em produção em série durante 2029. O sucesso do projeto assentará numa estreita colaboração e comunicação com as entidades reguladoras europeias, de forma a concretizar todas as fases em conformidade com as normas em termos de proteção de dados e cibersegurança.
“Esta parceria reúne duas empresas que compreendem a dinâmica específica da Europa. Ao combinarmos as plataformas AV-Ready Platforms da Stellantis com a nossa experiência operacional, criamos a melhor oferta de veículos autónomos adaptados às necessidades europeias, e que milhões de pessoas poderão utilizar. A parceria marca o próximo passo na nossa ambição, de termos 100 000 viaturas autónomos na plataforma da Bolt até 2035”, comentou Markus Villig, fundador e CEO da multinacional de origem estoniana especializada em mobilidade.









