A Stellantis anunciou a aquisição da estrutura de Inteligência Artificial (IA), dos modelos de aprendizagem automática e dos direitos de propriedade intelectual e patentes da CloudMade, uma empresa que desenvolve soluções automóveis inteligentes e inovadoras, baseadas em grandes volumes de dados.
Sem revelar o valor da aquisição, a Stellantis deixou claro que esta decisão visa apoiar o desenvolvimento a médio prazo do STLA SmartCockpit, ao mesmo tempo que reforça a estratégia de software do conglomerado italo-gaulês, delineada no plano “Dare Forward 2030”.
A Stellantis adiantou que a estrutura baseada em IA criada pela CloudMade, com interfaces gráficas integradas, é o kit de desenvolvimento de software e cloud líder do setor, na recolha e análise de conjuntos de dados automóveis, tendo sido o ponto de referência para transformar a experiência do utilizador no automóvel e na mobilidade ao longo da última década.
“Graças a essa tecnologia adaptável e aproveitando o nosso crescente parque de veículos conectados, criaremos soluções de mobilidade inteligentes mais rapidamente e com maior flexibilidade, de modo a encantar os nossos clientes com a personalização das experiências integradas nos veículos e nas comunicações móveis.”, afirmou Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis.
Como parte da aquisição, um total de 44 engenheiros e programadores de software da CloudMade, dedicados ao desenvolvimento de tecnologia de IA, vão juntar-se à Stellantis.